Entrevista de emprego por telefone: Veja 10 dicas para se sair bem
Em tempos de videochamada, a entrevista de emprego por telefone não é muito comum, mas ela ainda existe. Durante a ligação, o candidato precisa convencer o recrutador ou futuro chefe que tem as qualificações necessárias para assumir o cargo.Apesar de permitir a consulta às anotações, a entrevista por telefone não é tão simples quanto parece. O candidato precisa tomar algumas providências antes, durante e depois da conversa. Todo cuidado é pouco para se prevenir dos piores cenários, como interrupções e falta de bateria no celular.
Dicas de como se comportar na entrevista de emprego por telefone
Separamos algumas dicas de entrevista por telefone. Confira:
1 – Organize-se
Você precisa saber alguns detalhes essenciais para conseguir se organizar. Ao fazer contato com o entrevistador por e-mail, peça as seguintes informações:
Qual o horário do telefonema?
Quem fará a ligação?
De qual número o entrevistador vai ligar?
Procure ser suave e objetivo na hora de escrever a mensagem. Para facilitar um pouco a sua vida, adote o seguinte exemplo:
Olá, (nome da pessoa convocou para entrevista)
Estou animado para falar com você no dia (data)! Eu só queria confirmar o horário da conversa e o número do telefone. Caso precise de mais alguma informação antes do telefonema, fico à disposição.
Muito obrigado!
(Nome do candidato)
2 – Estude sobre a empresa
A entrevista por telefone deve ser tratada com a mesma importância de uma entrevista presencial. Portanto, antes de atender a ligação, lembre-se de ler a descrição da vaga e pesquisar tudo sobre a empresa. Uma forma de coletar informações é navegando pelas redes sociais e no site institucional.
Ao estudar a empresa, não basta simplesmente conhecer a história da organização. É necessário mostrar que o seu perfil tem sinergia com os valores da companhia.
3 – Pratique as respostas
Prepare suas respostas para possÃveis perguntas na entrevista de emprego. Ao fazer isso, não seja tão previsÃvel e nem conte mentiras. Ligue para um amigo ou familiar e peça um feedback.
4 – Tenha em mente uma pretensão salarial
Falar sobre salário nem sempre é fácil, mas esse tempo costuma ser abordado com frequência na entrevista por telefone. Faça uma pesquisa na internet e conheça a média do mercado para o trabalho desejado. Com essa informação, você tem condições de definir um valor justo.
6 – Use roupas apropriadas
Apesar da entrevista ser por telefone, você precisa usar roupas apropriadas para se sentir confiante e profissional. Portanto, resista a tentação de ficar de pijama ou de usar uma calça de moletom despojada.
7 – Encontre um lugar tranquilo
Evite lugares barulhentos ou com muitas distrações. Se for atender o telefonema em casa, vá para o quarto e feche a porta (fique bem longe dos animais de estimação e dos familiares). Caso esteja fora de casa, a dica é procurar uma cafeteria tranquila. O local escolhido também deve ter bom sinal telefônico e tomada.
8 – Reúna todos os itens necessários para a entrevista
Trinta minutos antes de receber a ligação, você deve reunir todos os itens necessários para o momento da entrevista. Isso inclui carregador, fone de ouvido, bloco de notas e caneta, garrafa de água e um Fidget Cubo para reduzir a sensação de estresse e inquietação.
O fone de ouvido é um dos itens essenciais para a entrevista de emprego por telefone, afinal, ele reduz os ruÃdos durante a ligação e te ajuda a se concentrar na conversa.
9 – Saiba como falar
O medo de falar ao telefone é bem frequente, em especial quando há uma oportunidade de trabalho em jogo. A melhor forma de superar essa fobia é treinar repetidas vezes, até se sentir confiante o bastante para falar.
Ao atender o telefone, inicie a conversa de forma natural e educada. Faça pequenas pausas para o diálogo respirar um pouco. É fundamental não ter medo do silêncio. Após o entrevistador fazer uma pergunta, espere 30 segundos para responder. Se ele interromper a sua fala, pare imediatamente, escute o que ele tem a dizer e depois conclua a sua linha de raciocÃnio. Cuidado para não se distrair fazendo anotações.
Durante a entrevista, a sua voz precisa ter emoção para transmitir uma sensação positiva (sem parecer forçado, é claro). Demonstre entusiasmo, energia e ânimo no decorrer da conversa. Não tenha receio de fazer gestos ou sorrir enquanto fala, afinal, isso deixa a voz com mais emoção naturalmente.
Cuidado para não falar muito baixo ou usar gÃrias durante a entrevista de emprego por telefone. Além disso atente-se ao ritmo da sua voz – uma fala pausada, clara e bem articulada facilita a compreensão do outro lado da linha. A técnica de falar devagar é útil para todos os candidatos, especialmente aqueles que sofrem de gagueira nos momentos de nervosismo.
Não seja o tipo de pessoa que pede para o entrevistador repetir várias vezes a mesma pergunta. Isso é muito chato! Uma forma de evitar esse tipo de situação é praticar a técnica de escuta ativa, ou seja, ouvir com atenção o que o outro está falando, sem se distrair com pensamentos ou com suas próprias anotações.
5 – Consulte suas anotações
Uma das grandes vantagens da entrevista por telefone é que o recrutador ou futuro chefe não está te vendo. Portanto, você pode consultar suas anotações durante a conversa sem problema algum. Organize informações úteis na forma de tópicos numa folha ou em post-its. Essa estratégia com certeza vai reduzir o nervosismo e tornar o diálogo menos estressante.
10 – Anote pontos importantes
Assim que a ligação chegar ao fim, anote os pontos mais relevantes da conversa. Além disso, vale a pena enviar uma nota de agradecimento por e-mail.
Nenhum comentário:
Postar um comentário